Nascido em São Paulo em 13 de agosto de 1954, Nico é considerado um um dos maiores contrabaixistas brasileiros e do mundo. O paulista Nico Assumpçao (Antônio Álvaro Assumpção Neto) era filho de um industrial que tocava baixo acústico amadoramente. Ainda assim, começou tocando violão, e teve aulas com o violonista Paulinho Nogueira. Mais tarde, fã de rock, passou a tocar baixo para tapar um buraco em uma banda da escola. Interessou-se pelo instrumento e passou a tocá-lo sistematicamente, até que nos anos 70, aos 17 anos, foi estudar harmonia e orquestração nos Estados Unidos, na Universidade da Califórnia. De volta ao Brasil, teve aulas com Amilton Godoy, do Zimbo Trio, e profissionalizou-se, tocando em casas noturnas, gravações e jingles comerciais. Mas o mercado brasileiro, difícil para a música instrumental, o fez voltar aos EUA em 1976, onde tocou ao lado de Wayne Shorter, Pat Metheny, Sadao Watanabe, Don Salvador, Charlie Rouse e outros. De volta ao Brasil em 81, lançou o primeiro disco nacional solo de um baixista, o independente "Nico Assumpção", e com isso contribuiu para solidificar o caráter de solista do seu instrumento. Também foi um dos pioneiros na utilização do baixo elétrico fretless de 5 e 6 cordas no Brasil. Em 1982 Nico mudou-se para o Rio de Janeiro, e tornou-se um dos mais requisitados pelos maiores nomes da MPB, tanto para shows quanto para estúdio. Entre outros, Nico acompanhou Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Bosco, Maria Bethânia, Edu Lobo, César Camargo Mariano e Toninho Horta. Participou do Free Jazz Festival de 1988 e tocava com freqüência ao lado de outros músicos, como Luiz Avellar, Wauke Wakabaiashi, Marco Pereira e outros. O baixista não se satisfazia somente tocando.Ele adorava dar aulas e, por ser extremamente perfeccionista, tanto com seus alunos quanto consigo mesmo, ganhou a fama de ser dono de uma personalidade fortíssima. A paixão por ensinar o fez escrever o método Bass Solo - Segredos da Improvisação (Ed. Lumiar), que levou dois anos até ficar pronto, no ano de 2000. O método seria lançado somente em 2003. Nico Assumpção morreu vítima de câncer em janeiro de 2001.
Nico Assumpção - Bass Solo com Larry Coryell Show gravado na Bahia
Larry Coryell - Guitarra
Billy Cobham - Bateria
Dori Caymmi - Guitarra e Vóz
Luiz Avellar - Teclados
Romero Lubambo - Guitarra
Marcio Montarroyos - Trumpete
Donald Harrison - Sax
Nico Assumpção - Bass Solo com João Bosco.
Discografia: *Nico Assumpção (1981)
*High Life (1985)
*Nico Assumpção, Luis Avellar e Kiko Freitas Tocando Victor Assis Brasil (200)
Este Blog não visa fins lucrativos nem tem como objetivo reproduzir as obras. O único objetivo é ampliar a divulgação do material exposto.
Qualquer arquivo aqui baixado deve permanecer por no máximo 24 horas em seu computador, após esse período procure uma revenda autorizada.
A gravação deste conteúdo implica em prejuízo direto para os seus criadores.
Qualquer pessoa que tenha relacionamento com a produção do blog, não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utiliza-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário