quarta-feira, 2 de abril de 2008

O surgimento do Slap e seu criador







Larry Graham, Jr. nasceu em 14 de agosto de1946 em Beaumont, Texas, EUA, sendo filho único. A sua família possuía fortes ligações com a música sendo que a sua mãe era pianista no coral da igreja e o pai era guitarrista de jazz.

Larry ficou conhecido no mundo todo, por ser o pioneiro na arte do Slap.
Diz a lenda que ele começou a bater e puxar as cordas do baixo, com idéia de fornecer elementos rítmicos para sua levada, para compensar a falta de um baterista. Tocando o thumb para simular o bumbo, e o pop para a caixa. Isso por volta do ano de 1961.

Thumb – “martelada”, batida com o dedo polegar da mão direita.
Pop ou Pluck – puxada com os dedos, indicador, médio e/ou anular da mão direita.


Em 1966, Larry Graham recebeu uma proposta para atuar num grupo de sete componentes que ficou conhecido como "Sly & the Family Stone".A banda tornou-se especialmente conhecida durante os anos 1967 a 1972, influenciando toda a música pop norte americana em geral, e mais especificamente o soul, R&B, funk, e mais tarde o hip hop.
Mais tarde, após a desintegração da banda, devido ao consumo de drogas por parte de um dos seus integrantes, Larry formou sua própria banda chamada Graham Central Station, que fez muito sucesso na década de 70.

Larry continuava a usar e a desenvolver a técnica de adicionar ritmos de percussão ao baixo. O estilo de bater com o polegar nas cordas mais graves e puxar com outros dedos as cordas mais agudas, tudo isto de forma agressiva e a uma velocidade estonteante, acabou por influenciar todo o funk moderno. Este estilo de (machine-gun bass) foi mais tarde aperfeiçoado e usado por Les Claypool, Bootsy Collins, Louis Johnson, Mark King, Michael "Flea" Balzary, Victor Wooten, Marcus Miller, Stanley Clarke, e tantos outros. No Brasil nomes como Zuzo Moussawer, André Gomes, Roger Solari, Celso Pixinga, são referências nessa técnica.


O slap...de Larry Graham a Victor Wooten...




Nenhum comentário: