domingo, 4 de maio de 2008

A Invenção do Baixo Fretless














Fretless é todo instrumento de cordas sem trastes de metal dividindo (ou temperando) a escala nos 12 tons iguais da música ocidental.

Em 1961 Bill Wyman, o baixista que mais tarde faria parte da banda de maior projeção mundial do rock’n roll, Rolling Stones, ao assistir um show de Barron Knight se apaixonou pelo som do baixo. Naquela semana, com a ajuda de um amigo, comprou um baixo de segunda mão.
Um instrumento usado fabricado no Japão, e descrito pelo próprio Wyman como desproporcional, desconfortavel, pesado e de difícil afinação por causa dos trastes mal ajustados e desgastados pelo tempo de uso. Comprou tambem um amplificador Linear-Concorde de 30watts, além de um alto falante Goodman de 8 polegadas para os graves. A caixa de som para o alto-falante, ele mesmo construiu com madeira e cimento.
Com dois ou três shows por semana, o dinheiro que entrava pagava pelo equipamento comprado à prestação.
Tentando ajeitar o baixo, tirou os trastes, reduziu o tamanho do corpo, retirou a pintura com lixas, instalou um novo pickup “Baldwin”. Mas esta estratégia era para apenas retrastar o instrumento em seguida contratar um profissional. Mas descobriu que gostava mais do som dele assim. Bill Wyman tornou-se o primeiro a ter e concretizar a idéia do fretless, usando-o inclusive na gravação de alguns sucessos dos Stones, como Paint It Back do álbun Aftermath/ABKCO de 1966. (baixar musica)
Bill Wyman permaneceu nos Roling Stones até 1991. Recentemente lançou sua autobiografia Stone Alone, que infelismente não foi lançada no Brasil.

Em 1965, o primeiro fretless Bass Aubi da Ampeg é lançado no Mercado tendo poucos adeptos. Já o primeiro baixo fretless da Fender surgiu em 1970, somente no modelo Precison Bass.
Mas, eis que surge Jaco Pastorius, o mago, o rei, o divisor de águas da história do contrabaixo elétrico mundial. Jaco resolveu tirar, ele mesmo, os trastes de seu Fender Jazz Bass 1962, e após preencher os filetes e vãos da escala com resina epoxy nascia o primeiro baixo fretless da era moderna na música popular.
Como visto anteriormente,os baixos fretless até aí se resumiam ao Ampeg com sonoridade obscura e os Fenders Precision com um captador no meio do corpo. O timbre destes instrumentos é interessante, mas a pesquisa de Pastorius elevou a temperatura da sonoridade fretless a um extremo. Usando apenas o captador da ponte para um som mais médio-anasalado, favorecendo as freqüências em torno de 1Khz, Pastorius municiou os sonhos de muitos aspirantes a baixista
, popularizando de vez o baixo fretles.

(esquerda) - AMB-1 (trastes)
(direita) - AMUB-1 (fretless) da Ampeg




















Jaco com seu Fender Jazz Bass (fretless)















"Slang" Jaco Pastorius



Fonte:
www.jorgepescara.com.br
www.xstrange.com

Nenhum comentário: